Sustentabilidade Inteligente

28 maio 2005

Mercado Ambiental

A par das áreas mais visíveis, onde a degradação ambiental chama mais atenção, vai se desenvolvendo um mercado em função das regulações, principalmente nos segmentos de resíduos industriais e áreas contaminadas.
Embora os dados sejam desencontrados, as estimativas indicam que de cerca de 3 milhões de toneladas de residuos industriais apenas cerca de 30% tem destinos adequados, sendo ainda 70% colocados em aterros comuns, lixões ou mesmo em áreas próprias das indústrias gerando a contaminação do solo e dos lençois freáticos. Os 30% já representam um mercado importante que tem o restante com grande oportunidade de negócios.
O seu tratamento produz adicionalmente créditos de carbono, o que aumenta a sua atratividade.
Apesar de ainda ser um processo em fase inicial, considerado insuficiente pelos ambientalistas, indica um caminho importante em relação ao desenvolvimento sustentável. A valoração dos resíduos os transforma em negócios, e com isso passam a ser tratados e negociados.
Feliz ou infelizmente, o desenvolvimento susentável depende da sua incorporação à lógica de mercado e não o combate a esse.