Ética Social x Desenvolvimento Sustentável
As pessoas buscam, nas suas ações, o benefício próprio e isso não pode ser considerado inadequado ou anti-ético. Mas o benefício próprio não pode prejudicar os terceiros, sejam pessoas atuais ou gerações futuras.
Esse é o sentido do Desenvolvimento Sustentável.
Muitos se escudam, no entanto, na ignorância dos impactos e os prejuizos que sua ação pode causar a terceiros.
O "pão nosso de cada dia" foi - durante muitos anos - assado em fornos a lenha e causou o desmatamento da Floresta Atlântica. Na ocasião, não se questionava o comportamento ético do consumo do pãozinho, com conteúdo da Mata Atlântica. Da mesma forma que não se considera anti-ético tomar o leite que vem na "caixinha" de Tetra-Pak.
A ética social do Desenvolvimento Sustentável está relacionada com o conhecimento. Mas não se pode jogar à educação ambiental, à transferência ao Estado ou aos outros a responsabilidade pela ignorância. Educação, tornou-se o grande escapismo para a fuga da responsabilidade de cada um.
A questão é o conhecimento, a aprendizagem, e cada qual tem a sua responsabilidade própria para que se tome consciência dos impactos dos seus atos sobre terceiros e sobre os ecossistemas, o que irá afetar os terceiros das gerações futuras.
Esse é o sentido do Desenvolvimento Sustentável.
Muitos se escudam, no entanto, na ignorância dos impactos e os prejuizos que sua ação pode causar a terceiros.
O "pão nosso de cada dia" foi - durante muitos anos - assado em fornos a lenha e causou o desmatamento da Floresta Atlântica. Na ocasião, não se questionava o comportamento ético do consumo do pãozinho, com conteúdo da Mata Atlântica. Da mesma forma que não se considera anti-ético tomar o leite que vem na "caixinha" de Tetra-Pak.
A ética social do Desenvolvimento Sustentável está relacionada com o conhecimento. Mas não se pode jogar à educação ambiental, à transferência ao Estado ou aos outros a responsabilidade pela ignorância. Educação, tornou-se o grande escapismo para a fuga da responsabilidade de cada um.
A questão é o conhecimento, a aprendizagem, e cada qual tem a sua responsabilidade própria para que se tome consciência dos impactos dos seus atos sobre terceiros e sobre os ecossistemas, o que irá afetar os terceiros das gerações futuras.
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