Sustentabilidade Inteligente

03 abril 2005

O Homem e a Terra

A sustentabilidade tem a ver com a relação do homem com a Terra (o planeta) em todas as suas dimensões.
O ser humano retira da terra os recursos naturais para a sua condição de vida, seja para alimentação, como para produção dos bens, dos equipamentos e edificações que utiliza na sua vida cotidiana, ou para produzir os insumos intermediários ou as fontes de energia.
Devolve parte desses recursos sob a forma de resíduos, rejeitos, dejetos e outros.
Altera as condições naturais para criar condições de mobilidade ou acessibilidade, ou ainda para instalar as suas moradias e unidades produtivas.
Ao alterar as condições naturais provoca efeitos que não são apenas locais, mas podem ser regionais, como no caso das águas poluidas pelos resíduos, como mundiais ao alterar as condições climáticas da terra.
A natureza tem capacidade de regeneração o que, no entanto, leva anos ou séculos. Acelerando as mudanças na natureza o ser humano piora as condições ambientais que afetam a sua qualidade de vida.
Se as gerações atuais, em grande parte, podem contar com água potável abundante, as gerações futuras poderão não contar com a mesma, que ficará escassa, consequentemente mais caro e inacessível aos mais pobres.
O Desenvolvimento Sustentável tem por objetivo atender às gerações atuais, porém sob controle, para que esse atendimento atual não venha a comprometer o atendimento às gerações futuras.
Mais do que ações governamentais o desenvolvimento sustentável depende do comportamento de cada uma das pessoas, seja na produção, como no consumo.
O principal pilar do desenvolvimento sustentável está no comportamento humano.