Sustentabilidade Inteligente

16 abril 2005

Infra-Estrutura Sustentável

Infra-estrutura Sustentável é aquela que atende as gerações atuais, sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras.
Aqueles que são atendidos, no entanto, nem sempre são os beneficiados.
Uma usina de geração hidroelétrica pode assegurar o conforto de usuários atuais (que estarão livres dos riscos de apagão) e promover a inclusão social de muitos que ainda não tem acesso a uma energia elétrica compatível com a sua renda. Mas a sua implantação implica em desapropriações, em deslocamento de população, que já estaria atendida com energia elétrica. Tem os ônus, com bônus (eventuais indenizações) insuficientes para melhorar a sua condição de vida.
No caso de rodovias os impactos se dão segundo uma estrutura de "espinha de peixe", centradas sobre o eixo da própria rodovia, mas se espalhando tanto nas dimensões físicas (solos e águas), como da flora e fauna e, principalmente, nos reajustes dos assentamentos humanos.
Os empreendimentos em saneamento afetam diretamente os níveis de mortalidade infantil, mas a implantação incompleta de sistemas, pode promover a coleta de esgotos e seu lançamento direto sobre os cursos d'água, por falta das estações de tratamento.
Os avanços na percepção da dimensão ambiental vem mudando a concepção da intervenção do homem sobre a natureza, para a geração de uma infra-estrutura: passa-se do conceito de uma "obra", para o de empreendimento.
A infra-estrutura sustentável requer, como primeira condição, que os empreendimento seja duradouros, portanto, sustentados. Para isso não basta a sua implantação, mas também a sua manutenção.
Requer, como ponto de partida, um projeto que deixa de ser apenas de engenharia, para ser o projeto de uma intervenção sobre os ecossistemas, com todo um conjunto de implicações, favoráveis e desfavoráveis.