Sustentabilidade Inteligente

07 janeiro 2006

Capitalismo Sustentável

Retomo aqui as questões sobre o desenvolvimento susentável, dentro da perspectiva, depois de várias discussões de que não há alternativa de modelo econômico para o capitalismo e sistema de mercado.
O capitalismo, aparentemente, está mais forte do que nunca.
A alternativa de socialização do capital fracassou. A condução da economia pela planificação estatal também fracassou.
As economias são movidas pelos interesses e contraposições dos seus diversos agentes. É esse processo de permanente confronto que determina a sua dinâmica e sucessiva superação às dificuldades e crises.
Vencido o embate contra o socialismo o capitalismo enfrenta um novo grande desafio que poderá levar a uma grave crise.
Decorre do modelo, até agora mantido de "privatização das internalidades e socialização das externalidades".
As empresas buscam maximizar os seus lucros, intrnalizando os ganhos, controlando os gastos internos e transferindo os ônus dos encargos externos ao Poder Público ou à sociedade como um todo. Na prática essa transferência pode afetar grupos específicos e não o todo.
Presumivelmente, a empresa está pagando por essas externalidades com os seus tributos. Se o Governo não estão utilizando adequadamente esses recursos para arcar com as externalidades o problema seria outro.
Um dos principais problemas é que essas externalidades são cada vez mais planetárias e não restritas a uma região ou a um país.

A principal mudança em curso é a exigência crescente de apropriação pela empresa nos seus produtos das externalidades.

Essa exigência não decorre apenas da pressão popular, ou de ações governamentais, mas da própria dinâmica da economia de mercado.
É o concorrente que incorpora na sua estratégia empresarial a qualidade ambiental e induz os demais a seguir. Muitas vezes esse processo é um jogo sujo.

5 Comments:

  • Parabéns.
    Gostei imenso da forma como aborda as questões do desenvolvimento sustentável.

    Cumprimentos.

    By Blogger Desambientado, at 12:53 PM  

  • I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

    http://www.juicyfruiter.blogspot.com

    By Blogger joehunor9090567366, at 6:26 AM  

  • Chegamos numa "sinuca" pois a concorrência não vai determinar prioridades ambientais em suas estratégias a menos que haja um diferencial competitivo percebido por seu mercado, abrindo assim referência para as demais empresas daquele segmento. O diferencial competitivo ambiental só se anunciará mediante um mercado mais consciente das conseqüências de seu consumo, o que por sua vez, é dorrência de maior nível de cidadania e imprescindivelmente, de renda. Uma alternativa a essa questão seria a determinação de tributos verdes, que poderiam recorrer sobre toda a cadeia produtiva de um determinado produto conforme seu ciclo de vida, porém a adoção dessa tributação desequilibra a atratividade de capitais produtivos em determinadas regiões e países e conforme sua própria constatação, as externalidades são cada vez mais globais. Adotar um sistema de tributação mundial, comum a todos os países ? Acho pouco provável.

    Maurício

    By Blogger Gil, at 11:07 AM  

  • hey, I just got a free $500.00 Gift Card. you can redeem yours at Abercrombie & Fitch All you have to do to get yours is Click Here to get a $500 free gift card for your backtoschool wardrobe

    By Blogger meganjackson74276646, at 11:55 PM  

  • amigão tu falou falou e no fim não disse nada. afinal o que tudo isso tem a ver com sustentabilidade?

    By Blogger J.C., at 9:40 PM  

Postar um comentário

<< Home